sábado, 11 de novembro de 2017

ARMISTÍCIO


Hoje delebra-se o Dia do Armistício (WWI) e também no mundo ocidental o Dia dos Veteranos.
Uma homenagem a todos aqueles que lutaram pela sua Pátria.
Cá pouco realce se dá a esta efeméride!

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Estrangeirismos

Reflexão de um reformado, antiquado e não filólogo.

Não aprecio, antes pelo contrário, que de há uns tempos para cá se venha utilizando de forma crescente, em particular nos meios de comunicação social mas não só, estrangeirismos absolutamente desnecessários na nossa língua materna. Não incluo evidentemente nesta constatação os termos novos, consequentes da evolução científica e tecnológica, para os quais não exista já na língua portuguesa vocábulo que exprima o conceito.
Interrogo-me sobre a razão de tal fenómeno: snobismo, manifestação de cultura (parola…), ignorância, preguiça mental ou qualquer outra?
Recentemente, entre essas pérolas vocabulares que por aí grassam, assentou arraiais o termo “start-ups”, que rapidamente se infiltrou na sociedade portuguesa de tal modo que não há bicho careto de empresário ou candidato a tal, moderno e atirado para a frente, que não o utilize.
Mas o que são as “start-ups”? Ora hoje clarifiquei ideias sobre o seu conteúdo, ao adoptar para consumo próprio a definição dada na última “Visão” pelo Ricardo Araújo Pereira que com a devida vénia não resisto a transcrever:

“… start-ups, que são empresas que abrem, recebem umas injecções de capital, consomem esse capital, e fecham. De vez em quando, uma destas empresas torna-se multimilionária e, em nome de um mundo novo e melhor, adopta todos os procedimentos das empresas multimilionárias do mundo velho e pior, como a tentação do monopolismo e aversão ao pagamento de impostos.”

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Breves encontros OCeânicos


Mais um breve encontro OCeânico aconteceu hoje em Cascais para celebrar o 72º aniversário do JAC e nele se incluiu o habitual almoço, bem como a troca de informações sobre as coisas navais que nos interessam e, naturalmente, o desfile de algumas boas memórias de outros tempos. Com ou sem aniversário, estes breves encontros são realmente muito úteis para a manutenção da nossa boa forma física e psíquica!

José Manuel Alves Correia


Em dia de aniversário é de inteira justiça destacar no nosso blogue o prestígio e a grande reputação internacional do nosso Jota, o mais jovem dos OCeanos, a quem não faltam referências e deferências em relação à sua arte de comandar o ordinateur.
Os saberes, a paciência e a amizade do Jota têm-me sido indispensáveis para suprir as minhas limitações informáticas, o que bem justifica o popular provérbio que nos ensina que os amigos são para as ocasiões. Muito obrigado ao Jota72 e muitos parabéns pelo aniversário!

CURSO OLIVEIRA E CARMO


Hoje comemoram-se os 52 anos da cerimónia de "Ratificação do Juramento de Bandeira" do nosso curso. Momento alto que marca o fim da primeira etapa da nossa vida de marinha, a Escola Naval.

OCEANOS


Nasce a 9 de Novembro de 1945, em Setembro de 1962 ingressa na Escola Naval como OCeano. O Alves Correia, Jota para nós OCeanos.
Lutador com uma enorme força de vontade singrou na Marinha. Agora Avô, ainda teve oportunidade de dar um contributo na criação deste blogue.
Que tenhas um aniversario feliz junto com os teus é que ainda o repitas por muitos anoscom Saude e boa disposição.
Um grande Abraço

terça-feira, 7 de novembro de 2017

"COCHAS"


Hoje celebra-se o "Dia Internacional da Preguiça". Dia para todos os Cochas celebrarem e os outros poderem estar de papo para o ar a adorar este lindo céu azul.

domingo, 5 de novembro de 2017

OCEANOS


Nascido a 5 de Novembro de 1944, este OCeano de nome Espada Pratas. Desde pequenote ligado a actividades marítimas gostava tanto de peixe que o cherne era como se fosse bife para ele,
Ligado sempre ao óleo, desistiu da carreira naval para ir para o seu Alentejo e lá fundeou.
Quando vieres à capital, vem numa segunda Terça-Feira do mês para poderes almoçar com a OCeanaria.
Que tenhas um feliz aniversário e que o repitas por muito mais vezes com saúde e boa disposição.
Um Abração.